Olá pessoas, tudo bem? 🙂
Para quem não sabe, o blog Bugre Moda tem o compromisso com a diversidade e a representatividade. Nessa pegada importantíssima, quero apresentar 10 moços incríveis! 🙂 10 YouTuberes negros que representam milhares de vozes e que levantam discussões de extrema importância.
Além disto, se liga no estilo de cada um! Bora?
Vou abrir a lista com ele: Spartakus Santiago! Ele é youtuber e publicitário formado em comunicação pela UFF. Com seu vlog busca aumentar o entendimento sobre questões importantes na internet, como racismo e LGBTfobia. Negro, nordestino e LGBT, ele representa milhares de vozes! Além disto, todos os vídeos do cara são muitos didáticos! Spartakus também analisa o noticiário brasileiro sob uma perspectiva negra.
Ele tem 32 anos e atualmente moro na cidade de Hamburgo na Alemanha. Seu canal é produzido de forma independente e deseja responder a questões sobre a diáspora negra no Brasil e no Exterior. Ele iniciou falando sobre negritude quando quis falar sobre turismo em um canal do YouTube e fui questionado: “Não sabia que macaco falava inglês.” e “Quem é o traficante que pagou a sua passagem para viajar?”. Daí em diante ele resolveu transformar essas ofensas em respostas sobre o racismo estrutural que está presente em nossa sociedade. Ele explica como enfrentar a discriminação e aponta qual é o valor da educação nesse processo. Vale muito apena conhecer o trabalho do AD Junior!
Ele fala sobre questões sociais de modo geral, com foco em sexualidade, gênero, raça, religião e militância. Em suas abordagens ele sempre tenta apresentar leveza e humor. Além disto, seus vídeos são muito didáticos. Murilo também é um dos embaixadores brasileiros do Creators For Change, iniciativa global da plataforma de vídeos do Google que tem como objetivo dar suporte e visibilidade a criadores que justamente produzem conteúdo de impacto social, contribuindo para o enfrentamento do discurso de ódio, do extremismo e da xenofobia. O cara é incrível!
Samuel Gomes – Guardei no Armário
Samuel é autor do projeto e livro Guardei no armário. Esse projeto começou com a criação do livro que conta sua trajetória, sendo um homem negro, da periferia de São Paulo, ex-evangélico e gay. O projeto cresceu e com isso ele criou um canal no youtube que tem como objetivo principal, mostrar aos outros LGBTs, que muitas vezes não são assumidos, que eles não estão sozinhos. Além de ser um cara incrível, atencioso, ele também tem muito estilo!
PH começou o canal com apenas 14 anos. Ele fala sobre questões raciais de um jeito muito bacana: contando a história de heróis negros brasileiros. Ele fala sobre o protagonismo negro na historia do país, além de compartilhar suas experiências. Mesmo sendo muito novo, PH Côrter já fez a diferença e representa!
Ele tem 21 anos e é da cidade do Rio de Janeiro. Iniciou no YouTber em 2016. Em seu canal Cleyton conversa de forma bem descontraída sobre várias temáticas desde os dilemas da vida adulta até temáticas mais densas envolvendo questões raciais e sociais. “Costumo chamar o meu canal de indagações de um jovem jornalista e meu sonho encontrar um jeito leve e bem-humorado de tratar dos assuntos da atualidade”, explica Cleyton. Na avaliação do youtuber a representatividade tem uma importância gigante: “Passamos o tempo inteiro nos odiando, é pesado a gente falar isso. Mas da forma mais simples a mais cruel à gente reprovou a nossa estética por muito tempo. Graças a representatividade, nesse se ver no outro e ver beleza em nós é tão mágico né? Tão lindo! E não só no ramo da beleza e estética, mas como um todo, consegui se ver em outras áreas e com outras objeções de vida em pessoas parecidas, é perfeito!”. Bora conferir o trabalho do moço!
Ele tem 34 anos e é da cidade de São Paulo. Valter Rege é cineasta e creator, formado em Rádio e Tv pelo Centro Universitário Belas Artes, produtor , diretor, roteirista e finalizador de filmes. Em seu canal ele aborda temas como negritude, homossexualidade, periferia e a importância de não desistir dos objetivos. Sua palestra “Da Favela Para as Telas” provoca o debate sobre o preterimento do negro no mercado audiovisual. O curta-metragem “Preto No Branco” escrito e dirigido por Rege foi selecionado para o Toronto Black Film Festival 2018. O diretor ainda lançou o documentário ” O Cinema Me Trouxe Aqui” que aborda temas como homossexualidade, negritude e periferia”. Ele me relatou como a representatividade do negro precisa avançar: “Sem a representatividade não conseguimos nos sentir capazes de realizar nossos sonhos. Comecei a me sentir mais capaz após o diretor, escritor e ator Lázaro Ramos me incentivar a produzir mais conteúdo e me convidar para participar da Rio Content Market. Acredito que tão importante quanto a representatividade é dar oportunidade para que negros possam exercer cargos de liderança”. O cara manda super bem!
Ele é um estudante de psicologia, tem 21 anos é a da cidade de Feira de Santana, Bahia. Em 2014 ele fez seu primeiro vídeo no YouTube ensinando a fazer uma touca customizada. Após um ano, ele voltou em agosto de 2015 com a ideia de falar sobre artesanatos, customizações e DIY. Mas essa fase não durou muito e logo o seu canal se voltou para conteúdos sobre cabelos crespos e cacheados. Mas depois de um logo período Jean decidi mudar o foco do meu canal novamente para causas que eu já estava ligado no meu cotidiano, então em 2018 começou a falar sobre questões raciais, sexualidade, gênero, empoderamento, arte e assuntos relacionados a psicologia. Em sua avaliação a representatividade constroem pontes: “A representatividade ajuda a construir novas formas das pessoas se verem no mundo, através do exemplo do outro, ela conseguem se ver como capaz de realizar coisas que antes não imaginavam que eram possíveis. Então a representatividade tem um lugar muito importante na nossa sociedade, principalmente quando se trata da população negra e pobre, que sempre foi uma população vista e estigmatizadas por questões negativas”. Muito bacana o canal do moço!
Em seu canal Preto Possível ele focado principalmente na masculinidade negra. Ele fala sobre estética, cabelo, referências de moda e também os debates raciais que tanto envolvem os homens negros. Recomendo muito o trabalho do moço!
Sam apresenta vídeos que misturam humor e entretenimento. São vídeos muito bem produzidos! Ele também incentiva a auto reflexão com linguagem espontânea. O objetivo é encorajar o espectador a exercitar empatia em suas relações, desconstruindo e construindo novos conceitos. A conta do Instagram do moço também é incrível?
É isso aí pessoal! Representatividade constroem pontes!
Agora é só seguir os caras e acompanhar conteúdo de muito qualidade!
Também deixe seu comentário!
MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
- Instagram @bugremoda: http://goo.gl/QMdc0o
- Instagram @influenciadores_de_impacto: https://goo.gl/SvaHni
- Instagram @bugrevanessa: https://goo.gl/PdbpEQ
- Instagram @tomboybugre: https://goo.gl/ux5M2A
- Siga acompanhe nosso Facebook: http://goo.gl/vjdsof
- Se inscreva no nosso canal no YouTube: https://goo.gl/JrQM1j
MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
- Instagram @bugremoda: http://goo.gl/QMdc0o
- Instagram @influenciadores_de_impacto: https://goo.gl/SvaHni
- Instagram @bugrevanessa: https://goo.gl/PdbpEQ
- Instagram @tomboybugre: https://goo.gl/ux5M2A
- Siga acompanhe nosso Facebook: http://goo.gl/vjdsof
- Se inscreva no nosso canal no YouTube: https://goo.gl/JrQM1j