Olá pessoas, tudo bem? 🙂
Na 1ª Parte da série: “Planos e metas para 2018 – recomeços e mudanças”, você aprendeu qual é a importância de colocar no papel seus sonhos e planos.
Hoje na 2ª Parte da série não quero apenas incentivar que você crie o habito de colocar seus sonhos no papel. Minha principal intenção agora é te ajudar a refletir QUAIS METAS vão parar na sua lista para 2018.
Sei que você sonha em ter casa, carro, moto, um novo emprego, ser uma empresária, um empresário, conquistar uma promoção e salário melhor, enfim, coisas que são matérias ou que tem uma ligação forte como o universo material (dinheiro, bens). Aliás, quem é que não sonha com tudo isso? Não é mesmo? É algo natural!
Mas você já parou para pensar nas coisas que deveriam também ser incluídas na sua caixinha de prioridades, mas que não tem necessariamente essa conotação material, e que você infelizmente acaba deixando de lado?
E é justamente ai que existe um grande ponto cego que é perigoso e pode prejudicar o andamento de todo o seu planejamento para 2018.
E só para você entender: uma PRIORIDADE NÃO MATERIAL tem ligação direta com seu comportamento, sua forma de pensar, agir, sua satisfação e como você se vê.
Quer exemplos?
Exemplo 1: Você é alguém que sabe pouco sobre se mesmo?
Vamos começar do começo: por não se conhecer direito você vive mergulhado em duvidas!
– Você não sabe se quer casar ou comprar uma bicicleta; não sabe qual profissão quer ter, em qual ramo quer atuar; não sabe o que quer estudar; não sabe se muda de cidade ou se cria raízes onde está.
Essas dúvidas também se manifestam em questão simples do dia a dia. Você não sabe se gosta de praia ou montanhas; o seu vocabulário sempre contei as seguintes expressões: “pode escolher, por mim tanto faz”, “sei lá”, “não sei opinar”, “não sei o que decidir”. Você tem muita dificuldade para desenvolver seu estilo, ou então ainda nem descobriu qual estilo de roupa você curte. E sempre quando alguém faz uma pergunta sobre seus gostos e desejos você demora um tempão para responder por que nunca sabe ao certo do que gosta.
Quero ressaltar que ter dúvidas é algo totalmente normal! Eu tenho dúvidas para uma séria de questões sobre a vida! Seria uma baita mentira dizer o contrario. Mas viver boa parte do seu tempo mergulhado totalmente em dúvida gera paralisia, insatisfação e frustração. Por essa razão você precisa incluir na sua caixinha de prioridades para 2018 SE CONHECER MELHOR E APRENDER A TOMAR DECISÕES!
– Exemplo 2: Ninguém está livre de defeitos, mas você tem algumas dessas características em excesso? Você é uma pessoa muito egoísta, controladora, grudenta, ciumenta, fria, excessivamente protetora, competitiva ao extremo, possessiva ou vingativa?
A lista desse exemplo 2 poderia ser ainda maior hahahaha, mas vamos trabalhar apenas com os exemplos citados. Talvez nesse ano de 2017 algumas dessas características acabaram te prejudicou. Você foi muito egoísta ou frio com seus amigos, namorada (o) e familiares? Ou talvez foi grudento demais e controlador demais e isso acabou afastando as pessoas de você? Foi extremamente protetor e possessivo e isso sufocou as pessoas que te cercam? Algum desses comportamentos ou características te renderam tristes e frustrações em 2017?
Se a resposta para algumas dessas perguntas é sim, está na hora de incluir na sua caixinha de prioridades para 2018 substituir DESCONTROLES EMOCIONAIS por EQUILÍBRIO EMOCIONAL!
Seja no exemplo 1 ou o exemplo 2, se você se identificou com o texto, não se aflija! Isso acontecer com qualquer um (me incluo nisso também, tanto, que não é atoa que estou escrevendo esse texto 😉 ). Até porque, dúvidas, inseguranças e comportamentos que extrapolam aquilo que é saudável, não escolhem portas!
Seja como for, se essas questões te prejudicaram em dar passos firmes em direção os seus planos e sonhos, então está na hora de incluir a resolução dessas questões na sua lista de prioridades para 2018! Isso mesmo!
Você precisa escrever quais transformações mentais, emocionais e de comportamento você quer ter em 2018! Além disto, você precisa escrever também quais passos você precisa adotar para tirar do papel essa META NÃO MATERIAL. Não basta ficar no discurso, tem que existir ação!
Sei que nem sempre é fácil reconhecer que em nós existem traços de um dos exemplos citados nesse texto. Mas o importante, caso você se encaixe com alguns dos exemplos, é ter a humildade de reconhecer que precisa mudar, que precisa se conhecer melhor, aprender a tomar decisões de forma mais segura e também aprender a equilibrar as emoções e comportamentos. Só assim é possível ter condições de conquistar outros metas, até as matérias. Você cria um alicerce forte! Eu preciso disso! 😉 Você também?
Nessa caminhada, talvez seja necessário buscar uma ajuda profissional, um psicólogo, por exemplo, para ajudar nessa transformação. A colaboração de coach também pode ser muito útil!
Além disto, você pode incluir atividades na sua vida que vão te ajudar a se conhecer melhor, a relaxar e evoluir! Por experiencia propria, é sobre isso que vou tratar na 3ª Parte da série: “Planos e metas para 2018 – recomeços e mudanças!”, que vou publicar na semana que vem! Não perca!
Obs: Se você se identificou com algumas dessas questões e quer compartilhar sua historia, é só deixar um comentário!
Acesse também a 1ª Parte da série: Planos e metas para 2018 – recomeços e mudanças!, só clicar no link: https://goo.gl/PtBPbC
MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
- Instagram @bugremoda: http://goo.gl/QMdc0o
- Instagram @influenciadores_de_impacto: https://goo.gl/SvaHni
- Instagram @bugrevanessa: https://goo.gl/PdbpEQ
- Instagram @bugretomboy: https://goo.gl/wfWbaX
- Siga acompanhe nosso Facebook: http://goo.gl/vjdsof
- Se inscreva no nosso canal no YouTube: https://goo.gl/JrQM1j
- Pagina exclusiva para você desenvolver seu estilo profundamente, sem gastar nada: http://goo.gl/nGcWZB