Olá pessoas, tudo bem? 🙂
Tenho 31 anos e ‘Pantera Negra’ foi o primeiro filme que fiz questão de ver já na estreia (15/02)! E tenho minhas razões para isso!
‘Black Panther’ foi criado em julho de 1966, nas páginas da HQ Fantastic Four nº 52 e foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos.
Não sou nenhuma especialista em cinema, mas nesse post quero mostrar o porquê ‘Pantera Negra’ é um marco e também alguns pontos fortes e fracos do filme! Ah, e não posso esquecer, lá no final desse post, indico os outros 2 assuntos sobre ‘Pantera Negra’ que também vão virar post aqui no site futuramente!
Então se liga nos 7 pontos que separei:
Motivo 1°– A representatividade que o filme ‘Pantera Negra’ trás! Alguns personagens negros como Blade, Tempestade, Luke Cage, até o Hancock e também recentemente, Raio Negro, já foram parar nas telonas ou em series. Mas nunca se viu tanta representatividade negra em um único filme de super heróis como em ‘Pantera Negra’! E possível disser que mais de 95% do elenco são de negros. E já adianto, nesse filme, você não vai ver o negro como o amiguinho engraçado que aparece em duas ou três cenas só para fazer uma piada ou então só representar o lado místico do filme. Em ‘Black Panther’ você vai ver o negro no papel do rei, rainha, princesa, guerreiro, guerreira, sacerdote, vilão e por aí vai…..
Você não precisa ter simpatia pela militância negra ou até mesmo ser negro para perceber que a comunidade black na maioria das vezes e representada na TV e no Cinema de forma secundaria e com papeis de pouca relevância. E só você olhar para as novelas brasileiras e contar quantos negros que pertencem ao elenco fixo e quantos têm um papel de relevância.
Aí está um dos motivos pelo qual ‘Pantera Negra’ é um marco! Ele não só apresentou o negro como protagonista, como também convocou um elenco majoritariamente negro para um filme de um grande orçamento e apelo!
Só para você ter um ideia, em 2012 na Universidade de Michigan, EUA, foi aplicado uma pesquisa com cerca de 400 estudantes de 7 a 12 anos, sendo eles negros e brancos, abordando uma estimativa do papel da televisão na construção da autoestima de uma criança. Os pesquisadores chegaram a triste conclusão que assistir televisão aumenta a autoestima de crianças brancas ao mesmo tempo que diminui a de crianças negras. De acordo com a pesquisa, isso é o reflexo da ausência do negro na TV e também o impacto de estereótipos negativos que cercam a comunidade negra representada nas telinhas.
Sacaram porque é tão importante que as crianças e jovens negros se vejam representados em personagens fortes, protagonistas, importantes, que podem ocupar qualquer lugar e com muita propriedade e sem pedir licença ou autorização para estar ali?
Por essa razão o primeiro motivo para você assistir ‘Pantera Negra’ é essa, pelo poder da representatividade que esse filme carrega!
Olha que bacana do que Instagram @lookslikemeuk fez! Representatividade!
Motivo 2° – O filme ‘Pantera Negra’ trás discussões importantes que vão além de socos e explosões. E isso mesmo! Esse filme também apresenta como pano de fundo discussões sobre questões raciais, colonização, exploração e refugiados. O mais interessante aqui, é que existe uma tentativa de mostrar diferentes pontos de vistas sobre esses assuntos.
Motivo 3° – Em ‘Pantera Negra’ as mulheres não precisam ser salvas, muito pelo contrario! Elas chutam muitos traseiros e fazem parte da guarda-guarda real!
Motivo 4° – As batalhas são de tirar o fôlego!
Motivo 5° – O vilão Killmonger (Michael B. Jordan), não acorda em um belo dia e diz: “Vou conquistar o mundo hoje…” Hahaha…..Ele tem seus “motivos” para ser o malvadeza do filme. Em alguns momentos, rola até uma empatia por ele.
Motivo 6° – Okoye (Danai Gurira) e Shuri (Letitia Wright)! Com elas você vai ver força e um humor rápido e sagas! Ah, não posso esquecer de T’Challa (Chadwick Boseman! O cara além de ser rei tem que ser guerreiro e ligar com o luto. Senso de honra, lealdade e proteção fazem parte da personalidade desse rei, mas ele também tem conflitos, principalmente com atitudes dos seus antepassados.
Motivo 7° – Imagens de nação imaginária de Wakanda! Uma África futurista que mistura modernidade e tradição.
Ponto negativo: Existem outros tantos pontos negativos no filme, mas o que mais me chamou atenção foram duas ou três cenas em que pesaram a mão nos efeitos especiais, como por exemplos na cena de luta entre T’Challa (Chadwick Boseman) e Killmonger (Michael B. Jordan) durante uma queda.
Mais imagens:
Veja também: Camisas e batas dashiki/África – Masculina e Tomboy – goo.gl/fPuXEd
Então é isso pessoas! E como eu disse, futuramente vou pegar como inspiração o filme ‘Pantera Negra” para falar sobre: corte de cabelo afro e também camisas e batas dashiki!
Diz ai, gostaram? Deixe seu comentário!
MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
- Instagram @bugremoda: http://goo.gl/QMdc0o
- Instagram @influenciadores_de_impacto: https://goo.gl/SvaHni
- Instagram @bugrevanessa: https://goo.gl/PdbpEQ
- Instagram @bugretomboy: https://goo.gl/wfWbaX
- Siga acompanhe nosso Facebook: http://goo.gl/vjdsof
- Se inscreva no nosso canal no YouTube: https://goo.gl/JrQM1j
- Pagina exclusiva para você desenvolver seu estilo profundamente, sem gastar nada: http://goo.gl/nGcWZB