AKEEN DOS SANTOS: MODELO PLUS SIZE, NEGRO E EMPODERADO!
Aos 24 anos, o paulistano Akeen Kimbo já é uma referência no mundo da Moda Plus Size no Brasil. Ele já trabalhou para grandes marcas, incluindo para a coleção da LAB, grife do rap Emicida e Evandro Fióti, na São Paulo Fashion Week. Isso mesmo galera, com muito profissionalismo, Akeen Kimbo veio para abalar a estrutura dos padrões de belezas e estereótipos que a sociedade insiste em criar.
O modelo Plus Size, que também trabalha como enfermeiro em São Paulo, concedeu uma entrevista super bacana ao Blog Bugre Moda. Akeen Kimbo falou sobre carreira, mercado plus size no Brasil e empoderamento. Acompanhe:
Bugre Moda: Akeen Kimbo, quando você começou na carreira de modelo?
Akeen Kimbo: Comecei a carreira faz um ano. Meus amigos sempre insistiram para que eu tirasse fotos profissionais, para desfilar, devido ao meu porte e ao público que eu já tinha nas redes sociais. Essas pessoas diziam que eu era bonito ou que eu tinha estilo, etc etc…
Akeen Kimbo: Eu fiz cursos no SENAI-SP de moda, então sempre me interessei. Mas basicamente eu queria aprender a costurar para fazer minhas próprias roupas devido à dificuldade que eu tinha de encontrar roupas que me servissem e que fossem de acordo com o meu estilo e passassem a imagem que eu gostaria.
Bugre Moda: Como foi seu início de carreira como modelo?
Akeen Kimbo: Eu comecei a carreira direto no Fashion Weekend Plus Size, um dos maiores eventos de moda PLUS no Brasil. Comecei desfilando para marca UMEN que até hoje me veste e faço alguns trabalhos em parcerias com eles. Mas no começou foi bem difícil me adaptar, aos flashs, às câmeras… porque me vestir para um monte de pessoas ver é complicado, principalmente quando se é gordo e já se tem uma alto estima corrompida.
Bugre Moda: Mas você se surpreendeu com a recepção das pessoas ao seu trabalho?
Akeen Kimbo: Algo que me marcou muito foram os elogios, pois começar em um dos maiores eventos Plus aqui no país foi uma grande responsabilidade, eu mesmo não ‘’botava fé’’ sabe? A gente tem isso de não acreditar que é capaz de fazer algo até ir lá e fazer! Fui muito elogiado em tudo, na postura, nas passadas, perguntaram se eu fazia aulas de passarela, hahahahaha eu nunca pisei nem em um tapete de sapatos.
Bugre Moda: Sua participação no desfile do Emicida no São Paulo Fashion Week (SPFW), foi muito bacana e teve muita repercussão. Como você recebeu o convite para desfilar para ele?
Akeen Kimbo: Cheguei ao desfile do Emicida através da minha agência, a Africa Plus Size Fashion Week Brasil, que me proporcionou participar do casting de seleção de modelos, no qual fui selecionado depois de uma prova de passarela e postura pelos jurados do Emicida/LAB.
Bugre Moda: O desfile do Emicida ajudou a dar mais visibilidade para o seu trabalho?
Akeen Kimbo: Sim, e muito. Depois do desfile do SPFW aconteceram muitas coisas, como participações em comercial, campanhas, editoriais, etc.
Bugre Moda: Então nos últimos meses você tem recebido muitos convites para campanhas publicitárias?
Akeen Kimbo: Sim, trabalho bastante com fotos. Digo, bastante por meu tamanho né? Levando em conta que sou um manequim 56 que, teoricamente, tem pouca visibilidade no mercado Plus, eu até que faço bastante trabalho no meio.
Bugre Moda: Mas ultimamente as empresas e marcas estão realmente dando mais importância para a representatividade e requisitando mais modelos Plus Size ou não?
Akeen Kimbo: Sim, recentemente até recebi um convite de uma agência super famosa no meio da moda convencional, pedindo que eu fosse cadastrado, porque estavam precisando de modelos no meu perfil e não tinham o suficiente, ou seja, o mercado esta com uma maior demanda.
Bugre Moda: Então as marcas e empresas estão mais abertas para receberem os modelos Plus Size. Mas o mercado tem oferecido roupas, peças que atendem de verdade quem procura por moda Plus Size? O que falta ainda?
Akeen Kimbo: O que falta no mercado Plus é investimento em alto padrão, digo em questões de alfaiataria, cortes e costuras modernas, estampas, cores. Falta também uma maior visibilidade para o público que veste acima do manequim 52, porque, mesmo as marcas Plus Sizes, algumas ainda não fabricam esse tamanho, o que é bem triste, por que os gordos acima do 52/54 acabam sendo esquecidos e muita das vezes são excluídos do público que consome o produto final das marcas. Além disto, nem toda gordinha é bunduda e tem peitão, nem todo gordo tem barriga e ombros largos. É necessário uma costura mais inteligente e elaborada para que cada peça se encaixe no maior público de corpos possíveis.
Bugre Moda: Quando você precisa comprar uma roupa, qual estratégia você usa para encontrar peças estilosas e que atendam seu tamanho?
Akeen Kimbo: Quando eu preciso comprar roupas eu vou em algumas lojas que já são minhas velhas conhecidas, marcas que sempre me vestiram e que, além de peças que me agradam, conseguem expressar o que eu quero, no dia que eu quero. Além disto, elas oferecem um preço bacana e variedade de peças e, quando você vai ver, nota que parte ou quase todo o seu guarda roupa é da mesma marca, porque são poucas que existem, principalmente para homens e menos ainda que atendem o que você gosta e procura.
Bugre Moda: Modelo Plus Size masculino e negro com destaque nas passarelas e em grandes campanhas publicitárias. É possível dizer que você é um cara pioneiro?
Akeen Kimbo: Sim, é possível. Quero ser a parte que faltava e mais que isso, além de somar com os meus amigos que já estão trabalhando como modelo, quero ser a diferença, trazer o meu lifestyle mesmo, saca? Em todo desfile procuro dar toques da minha personalidade, nas peças que me são entregues para desfilar, é um pedaço de mim que fica em cada look que apresento, é um pedaço de mim que fica ali.
NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Siga nosso Instagram (@bugremoda): http://goo.gl/QMdc0o
- Siga acompanhe nosso Facebook: http://goo.gl/vjdsof
- Se inscreva no nosso canal no YouTube: https://goo.gl/JrQM1j
- Pagina exclusiva para você desenvolver seu estilo profundamente, sem gastar nada: http://goo.gl/nGcWZB
LINDA LAQUETA MASCULINA TRICOT 100% ALGODÃO