Olá meninas, tudo bem?
Você sabe o que é estilo Tomboy? Não? Então você está no lugar certo!
Na moda, tomboy é um estilo no qual meninas usam algumas peças “típicas do guarda-roupas masculino” e montam produções incríveis!
Camisas sociais, calças de alfaiataria, coletes, ternos, blazers e sapatos Oxford, são algumas dessas peças. E se você quer entender como o estilo Tomboy nasceu, você precisa entender alguns acontecimentos históricos e conhecer algumas figuras públicas:
Primeira Guerra Mundial: A partir de 1914 e com o início da da Primeira Guerra Mundial, muitas mulheres foram obrigadas iniciar no mercado de trabalho, já que muitos homens foram convocados para a guerra. Com isso, as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Além disso, essa mudança desencadeou enorme reflexo no vestuário da época que teve que se adaptar gradativamente aos novos tempos.
Coco Chanel: A estilista francesa (1883-1971), mudou o mundo da moda do século 20 ao criar figurinos mais despojados, que se tornaram sua marca registrada. Ela desenvolve um figurino que despreza as rendas, babados e flores, sem contar os então obrigatórios espartilhos. Chanel, se inspirou nas peças masculinas para elaborar looks confortáveis para as mulheres e ao mesmo tempo para quebrar os paradigmas da época. Coco Chanel foi uma das primeiras mulheres de destaque a usar a calça. Até hoje, a estilista francesa é uma das grandes referências para as mulheres que curtem o estilo Tomboy!
Marlene Dietrich: Para muitas pessoas, ela foi uma das primeiras mulheres de destaque a usar calças em público na década de 1930. Aliás, a polêmica atriz Marlene Dietrich fez uma aparição pública lendária! Trajando um terno, ela arrebatou todos os olhares! Com o tempo Marlene Dietrich investiu em gravatas, laços e chapéus masculinos, criando uma imagem elegante e sexy. Ela também lançou mão do visual andrógino.
Segunda Guerra Mundial (1939/1945): Vale lembrar que essa guerra impulsionou ainda mais a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho, ainda mais que a Primeira Guerra Mundial. Um dos motivos? Milhões de homens foram convocados ou se alistaram voluntariamente para a guerra. Além disto, a estimativa de mortos varia 50 e 85 milhões. Sou seja, a Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais mortal da história da humanidade. Sendo assim, gradativamente as mulheres passaram a ocupar postos de trabalho que antes era ocupados apenas pelos homens, principalmente em fábricas. E mesmo com péssimas condições de trabalho e direitos desrespeitados, nesse período foi realizada uma alteração na cadeira produtiva e a mão de obra feminina passou a ter valor. Isso também gerou uma grande mudança no vestuário feminino. Roupas que até então faziam parte apenas do universo dos homens, passou a ser usado também pelas mulheres com mais frequência e de forma mais natural. Até porque, para trabalhar fora, calças e camisas, eram mais confortáveis e mais práticas do que vestidos cheios de foros, babados e armações.
Década de 1950: Nesse período o estilo Rockbilly chegou trazendo as calças cigarretes.
Para te inspirar separei alguns exemplos de looks com uma pegada Tomboy! Se liga!
Siga nosso Instagram: @bugremoda
Siga nosso Facebook!
Se inscreva no nosso canal no YouTube
Olá, boa noite.
Amei o site de vocês, parabéns. Então, eu gostaria de saber se vocês irão indicar lojas e marcas de Salvador???